SafeIn Segurança de Processo

Blog

Explosão em Caldeira em Candói

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Explosão de caldeira em Candói

Caldeiras são equipamentos construídos para geração de vapor, visando à transformação de energia nos processos produtivos. Em um processo natural de implantação de um equipamento como este em uma unidade industrial, a equipe de projetos deve gerar o projeto conceitual onde constam os balanços de massa e energia, fluxogramas de processo e layout. Baseado neste documento faz-se os comentários de produção e manutenção e fechada a etapa de comentários faz-se o cálculo de retorno do investimento para verificar o custo x beneficio para o negócio. Uma vez aprovado, o projeto vai para a etapa de eng. básica e detalhe visando definir as FD’S, P&ID’S e a análise de risco. Uma análise de risco bem conduzida vai verificar, pelo menos, dois postos de risco iminente de perda de contenção que é rompimento por pressão por falha no consumo da unidade e explosão durante o período de partida no acendimento da caldeira. Teremos então dois sistemas que deverão ser implantados para que estes cenários nunca aconteçam que são as válvulas de segurança de pressão e o sistema de acendimento da caldeira, os quais deverão ter o PFD (Probability of Failure on Demand) menor que o risco identificado. Uma boa análise de risco também irá deixar claro que a NR13 com suas inspeções jamais deverá ser postergada em hipótese alguma.

Um sistema de implantação de um projeto, conforme descrevi acima, não causa um aumento no custo do projeto e sim ele conduz o processo de maneira a tornar as falhas muito pequenas. Trabalha-se mais no pensar e menos no executar, isto é, investe-se muito nos 10% que é normalmente o valor de projeto do total do investimento para garantir os 90% restantes na execução. O acidente que ocorreu em Candoi é muito conhecido de todos e jamais deveria ocorrer com a tecnologia existente, é pura negligência que ainda acontece pela falta de fiscalização e a correta punição dos responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×