SafeIn Segurança de Processo

Indústria de Frigoríficos

HAZOP COM CENÁRIO SIL

O RISCO: Contaminação com amônia e explosão em caldeiras

As indústrias de frigoríficos necessitam de aquecimento e resfriamento, portanto refrigeração e geração de vapor, os quais são realizados por compressores e caldeiras. Tais instalações devem, antes de sua implantação, efetuar uma análise acurada de seus riscos e tomar as precauções cabíveis, pois na fase de projeto as soluções são mais simples e econômicas. Porém as indústrias já implantadas, com o auxílio de um profissional competente, poderão equacionar razoavelmente bem os problemas, minorando os riscos inerentes.

Amônia:

Durante os últimos 15 anos, em torno de 1000 acidentes ocorreram nos Estados Unidos da América. Amônia anidra é um gás venenoso e em baixa concentração pode queimar os olhos. Em concentrações mais elevadas pode cegar, queimar e até causar a morte. O vazamento com amônia pode atingir comunidades inteiras. Veja o vídeo abaixo, onde é mostrado a nuvem formada devido ao vazamento de amônia:

Exemplos de vazamento de amônia:

Caldeiras:

Apesar de existir a NR13 e as empresas cumprirem, existem falhas que são de processo e de manutenção. Muitas caldeiras já explodiram ao longo de 2014 por pura falta de um estudo de Hazop com cenário SIL bem aplicado.

A SOLUÇÃO: Hazop com cenário SIL

O Hazop (Hazard and Operability Study) tem como propósito identificar todos os eventos de perda de contenção em um processo determinado, os quais terão consequências não desejadas para as pessoas, meio ambientes e patrimônio.

Os membros do time de Hazop identificam o maior número possível de situações não desejadas, através de uma detalhada e sistemática análise das diferentes partes de um determinado processo, na condição normal de operação, nas paradas e partidas.

O criador do método ICI, Ray Knowlton, argumenta que um projeto de um processo é pensado em deixá-lo fazer o que ele é suposto a executar. O Hazop funciona, disse Knowlton, deixando o time de Hazop simular as situações não desejadas em suas imaginações.

Uma vez identificada a perda de contenção, um cenário SIL (Safety Integrity Level-IEC 61508/511) é definido e uma proteção adequada é estabelecida para que o risco esteja em um nível aceitável, isto é, mesmo que aconteça alguma perda de contenção ela será tão pequena que não trará problemas para a planta.

A SafeIn possui na sua estrutura organizacional o profissional Fernando Jorge Bozzetto com formação na Holanda nesta ferramenta, o qual está lançando este mês o livro Hazop na Prática com o objetivo de difundir o estudo na indústria.