Implantação dos pilares da segurança de processo

A implantação destes pilares requer uma energia considerável, pois depende de conhecimento e cultura adequada. Existe um caminho que permite dar velocidade, segurança e de custo bem razoável.
O primeiro passo de qualquer empresa que tenha processos, sejam eles químicos, petroquímicos e demais é fazer a análise de risco de “cabo a rabo” e profunda. A análise que recomendo é a de Hazop com cenário SIL, a qual identifica o perigo, quantifica o risco, protege adequadamente e para sempre com as malhas SIL/ DOC. SIL. Este pilar tem a função de proteger a unidade industrial através da eliminação da perda de contenção, isto é, perda de contenção ZERO e operacionalidade da unidade com controle que permita máxima produtividade/qualidade. Toda e qualquer modificação na planta deve passar por esta análise ante de ser executada. Para maiores esclarecimentos, assistam os vídeos da SafeIn e leiam o livro Hazop na Prática.

O segundo passo é implantar uma permissão de trabalho que tenha a filosofia de análise de risco na sua concepção, isto é, a cada trabalho realizado na unidade o risco deve ser analisado por quem está autorizando em conjunto com quem vai elaborar. O objetivo é de que, quando finalizada a PT, os riscos estejam identificados e minimizados visando acidente ZERO. Deve ser uma análise profunda e que realmente faça a sua função, porque sistemas de análise de risco superficiais são mais perigosos do que sistemas que não têm nada. Isto se explica porque, quando o executante faz a análise e não identifica o risco, ele naturalmente relaxa e, neste momento, pode ocorrer o acidente. Para este pilar, eu recomendo que procurem a Lexsis a qual possui um processo muito bom (o melhor que já vi no mercado).

O terceiro passo é trabalhar a cultura para que cada pessoa seja um multiplicador da segurança de processo. Este passo é muito importante para que os dois primeiros sejam mantidos como processos de trabalho dentro da organização. Para este pilar, eu recomendo que procurem a Nexo do Luis Fernando Bodanese, outstanding neste campo.

Com estes três pilares implantados, você pode esquecer acidente dentro da sua fábrica. Mantenha-os fortes e atuantes que o seu negócio irá prosperar sem interrupções com acidentes.