Quando uma unidade de refino tem uma explosão desta magnitude é porque existiram inúmeras menores e nada foi feito para acabar com as perdas de contenção.
Este é o grande valor que o Hazop com cenário SIL trás às indústrias, a eliminação de perdas de contenção, isto é, se você mantém os inflamáveis, combustíveis, asfixiantes, radiativos… dentro dos vasos, tanques…, certamente não trará danos às pessoas, meio ambiente e ao patrimônio. Uma refinaria como está leva, pelo menos, de um a dois anos para a realização do estudo e implementação das malhas SIL, com um custo que corresponde a um ou dois dias de produção da empresa.
Não tem como entender o que move os profissionais do mundo químico, petroquímico e refinarias, visto que este tipo de estudo permite que uma empresa possa produzir em um ambiente livre de acidentes provocados pela perda de contenção. Recomendo que vocês leiam o Hazop na Prática e vejam como esta importante ferramenta pode ajudá-lo de uma maneira simples e respeitando as limitações do ambiente produtivo.