Qual o mindset quando o Hazop pergunta fluxo inverso (backflow):

Em primeiro lugar você deve ter em mente que é sempre em condições normais de operação e a falha deve ser simples. Falha dupla, somente deve ser considerada quando houver a possibilidade de uma perda de contenção significativa.
Então, fluxo inverso deve ser analisado tubulação a tubulação presente no PFD/P&ID.

O time deverá analisar a possibilidade de retorno do fluxo em caso de falha do operador ao trocar a bomba, cavitação de bomba e demais sistemas que entram no nó (nitrogênio, outras dosagens…).

Para sistemas que ficam parados e são usados somente em paradas e partidas, faça a análise e transporte o resultado para lá. É importante mencionar que válvulas de retenção são equipamentos de segurança e portanto não devem ser considerados, somente após a análise elas devem ser verificadas se são suficientes para atender a redução de risco necessária. Queda de energia também é uma condição de backflow e deve ser analisada e transportada para a linha queda de energia. Em ocorrendo a perda de contenção, a quantidade deve ser definida e uma análise de dispersão poderá ser necessária para averiguar o dano à pessoas e meio ambiente.

Definir conforme IEC61508/511 o SIL envolvido e proteja adequadamente. Na próxima postagem falaremos de contaminação.

Logotipo Rodapé

SAFEIN - SEGURANÇA DE PROCESSOS
Rua Visconde do Herval, 725 / 702
Menino Deus - Porto Alegre/RS
(51) 3233-6889 | (51) 98012-2557

Desenvolvido por Fixaweb.com.br