SafeIn Segurança de Processo

Blog

Acidente em planta de pesticidas na China

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Este acidente é o resultado da falta de segurança de processo nas plantas químicas deste país. O lamentável é que a tecnologia de segurança de processo já está disponível há mais de 50 anos e canais para aprendizagem rápida tais como o CSB (Chemical Safety Board), livros como O que houve de errado? de Trevor Kletz, Hazop na Prática de Fernando Jorge Bozzetto, segurança de processo baseada em risco do CCPS (Chemical center of process safety), normas e tantos outros canais que estão disponíveis para que os profissionais se atualizem a respeito do assunto .A expressão “Safety is a good business” é extremamente verdadeira, visto que com a segurança de processo implementada você garante a entrega do seu produto para os seus clientes e de “lambuja” você protege os seus funcionários, o meio ambiente e os ativos da empresa. Tenho muita dificuldade de entender, nos dias atuais, as explosões que estão ocorrendo na China, porque pra burro o povo chinês não pode ser chamado. Sim, a falta de cultura de segurança é uma explicação possível, mas isto a aplicação de normas de construção ajudam a blindar o processo temporariamente. Tenho observado muita arrogância nos sites,isto é, as pessoas acham que já sabem tudo do seu negócio, mas não param para pensar que existem assuntos paralelos e que circundam o seu negócio, os quais podem adicionar muito valor no seu negócio e segurança de processo é um deles.

Quando os Chineses começarem a fazer as contas de quanto eles investiriam em um Hazop com cenário SIL (Análise de risco realizado pela SafeIn engenharia) e um sistema STOP (Safety Training Observation Program realizado pela Dupont) para garantir inexistência de perdas de contenção e pessoas devidamente treinadas para visualizar o risco, eles vão ficar, no mínimo, incomodados com tamanha falta de visão empresarial e com certeza, em bem pouco tempo irão corrigir esta visão completamente errada de como conduzir um negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×