Acidente no porto da China

 

A explosão no porto da China é o resultado da falta de segurança de processo quando trabalhamos com produtos inflamáveis, combustíveis e tóxicos.

É claro que estamos falando da China onde tudo é de grande escala, mas não se surpreendam se de repente a sua casa ou estabelecimento estejam em perigo pela explosão de um posto de combustíveis, um estoque de produtos químicos, uma refinaria, enfim empresas que manipulam produtos químicos, inflamáveis e tóxicos e que não possuem um bom sistema de análise de risco, visando manter os produtos contidos nos vasos, tanques, tambores, cilindros, sacos, etc. os quais estão estocados. O Hazop (Hazard and Operability Study) com cenário SIL (Safety Integrity Level) é a análise de risco capaz de garantir perda de contenção zero em processos industriais, onde você identifica os riscos da sua unidade industrial e os minimiza para níveis aceitáveis de trabalho. Uma vez realizado o Hazop, seguimos com a NR20 visando completar outros pontos importantes para suporte do sistema de segurança de processo. Não existe nenhuma planta do mundo que levou estes conceitos a sério e teve explosões ou grandes vazamentos a ponto de comprometer a sua atividade ou atividades de vizinhos, sejam eles empresas ou habitações.

Se você é uma empresa de combustíveis, inflamáveis e tóxicos, faça sua adequação NR20 já e, se você é um morador que está próximo de empresas que trabalham com estes produtos, cobre do seu prefeito a necessidade destes sistemas trabalharem com a NR20 em dia. Todos ganham: empresa, pessoas e meio ambiente no momento em que os desastres industriais são prevenidos.

Link do vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=fSI9YKaS4Eo