Acidente de Flixborough na Inglaterra

 

Acidente: Explosão de uma planta de caprolactama Cidade: Flixborough País: Inglaterra Ano: 1974 Empresa: DSM Mortes: 28 Feridos: 104

Causa Raiz: Após o vazamento no reator 5 foi decidido instalar um by-pass de 20”. Visando adequar o flange do reator de 24’ às linhas existentes de 20”, foram instaladas duas juntas de expansão para permitir o correto alinhamento e espaço para dilatação. Foi verificado pela equipe de auditoria que não existia definição da pressão de projeto e qualquer cálculo da dilatação diferencial das juntas de expansão.

Se o Hazop fosse aplicado adequadamente, seria exigido o cálculo da pressão de projeto das linhas e das juntas de dilatação diferencial antes de liberar o projeto para construção. Quando realizamos a análise de Hazop, as pessoas são “forçadas” a dar evidências do projeto e posicionar-se perante as perguntas que surgem a respeito da intenção do projeto. Desta maneira, todos são envolvidos na mudança, resultando em uma análise multidisciplinar completa dos perigos e problemas operacionais do projeto em questão.